Teste daltônico
Se você acha que tem daltonismo, pode fazer este teste rápido de daltonismo para aprender mais sobre sua visão de cores. No final do teste, será solicitado que você forneça seu endereço de e-mail para visualizar seus resultados.
Sobre daltonismo
Visão de cores normal significa que você tem fotopigmentos normais, ou moléculas de detecção de cores, que permitem que você veja uma gama completa de cores. Daltonismo ou deficiência significa que seus fotopigmentos são anormais, fazendo com que sua percepção de cores seja limitada e imprecisa.
Existem 3 tipos principais de daltonismo; faça o teste daltônico para descobrir se você é daltônico. Se você acredita que pode ter deficiência na visão de cores, consulte seu oftalmologista.
Visão de cor normal
Como o olho humano experimenta a visão normal das cores? A resposta é com células especiais na parte posterior do olho. Essas células especiais são conhecidas como bastonetes e cones. São as células cônicas que permitem que você tenha uma visão normal das cores. Cones contêm moléculas de fotopigmento. Essa mudança química dispara sinais elétricos que passam da retina para as partes visuais do cérebro. As células bastonete são conhecidas por processar o tamanho, a forma e o brilho das imagens visuais em comparação com a cor.
Quais são os diferentes tipos de células cônicas?
Temos três tipos de células cônicas: azul, verde e vermelha. É por isso que as pessoas com visão normal das cores são conhecidas como tricromatas. A visão normal de cores usa todos os três tipos de cones de luz corretamente. O centro da mácula (fóvea) é responsável pela visão de cores mais aguda porque contém a maior concentração de cones.
Como as pessoas com visão de cores normal podem ver outras cores?
Embora existam três tipos de cones coloridos, os cones podem detectar outras cores. Mas é a sobreposição dos cones e como o cérebro processa os sinais enviados por eles que nos permite ver diferentes tipos de cores.
Visão de Deuteranopia
Você sabia que pode passar pela vida sem nunca saber que é daltônico? Somente quando você faz um teste de daltonismo, ou quando está aprendendo suas cores pela primeira vez quando criança, as deficiências das cores são detectadas. A forma mais comum é dividida em dois tipos: deuteranopia e deuteranomalia. Da cor, cegueira é daltonismo vermelho-verde. Uma forma disso é o daltonismo deutan.
O que o olho humano vê quando tem visão deutan? É quando você não consegue discernir muito bem o vermelho ou o verde.
Como funciona o Deutan Vision?
Nossos olhos contêm três tipos de células especiais chamadas cones que contêm fotopigmentos (conhecidos como opsinas) que nos permitem ver em cores. Esses cones estão localizados na parte posterior do olho. A maioria deles é encontrada em um local chamado fóvea. Ele está localizado no centro da mácula.
Existem três tipos de cones: vermelho, verde e azul. Com a visão normal de cores, você usa todos os três tipos de cones de luz corretamente.
Se você tem deuteranopia, não tem células cônicas verdes funcionando. É por isso que às vezes é chamado de cego verde. Isso significa que você tem os cones verdes presentes em seu olho, mas apenas os cones vermelho e azul funcionam.
Se você tem deuteranopia, só consegue distinguir 2 a 3 tons diferentes. Alguém com visão de cores normal pode distinguir 7 tons.
Protanopia Vision
O daltonismo por Protan é um tipo de daltonismo vermelho-verde que afeta os cones vermelhos dos olhos. Se você tem daltonismo por protan, é menos sensível ao vermelho. Se você tem daltonismo protan, também tem dificuldade em reconhecer as cores azul e verde.
Existem dois tipos de daltonismo protan: protanopia e protanomalia.
Como funciona o Protan Vision?
Com a protanopia, o brilho das cores vermelho, laranja e amarelo é menor do que em alguém com visão de cores normal. Violeta, lavanda e roxo são indistinguíveis de vários tons de azul porque seus componentes avermelhados são atenuados. Por exemplo, uma flor rosa pode simplesmente parecer azul para alguém com protanopia.
Se você tiver protanopia, um tipo de célula cone chamada L-cones está ausente completamente. L-cones são cones de comprimento de onda longo.
Na protanomalia, os cones L estão presentes, mas com defeito. Com este tipo de daltonismo, existem intensidades variáveis com base na funcionalidade dos cones presentes.
Como faço para saber se sou daltônico?
Felizmente, você pode descobrir se é daltônico de maneira fácil e rápida. Seu oftalmologista pode testá-lo usando placas coloridas de Ishihara. No entanto, existem outras maneiras de testar o daltonismo. Você pode testar sua visão das cores fazendo daltonismo online. teste como este. O EyeQue Insight também oferece um teste daltônico, além de outros testes, como sensibilidade ao contraste e acuidade visual do seu smartphone.
Visão Tritanopia
Você sabia que o daltonismo Tritan é a forma mais rara de daltonismo? Afeta os fotopigmentos de cone azul em seu olho. Se você tem daltonismo por Tritan, confunde azul com verde e amarelo com violeta. O daltonismo por Tritan também é conhecido como daltonismo azul-amarelo.
Existem dois tipos de daltonismo Tritan: tritanopia e tritanomalia.
Como funciona o Tritan Vision?
Com a tritanopia, a cor azul parece verde e a cor amarela parece violeta ou cinza claro. É uma forma de daltonismo extremamente rara. Embora a maioria das pessoas com essa condição herde essa forma de daltonismo, é possível adquirir esse tipo de daltonismo com o tempo ou até mesmo com um ferimento na cabeça.
Se você tem tritanopia, está faltando um tipo de célula cone chamada S-cones. S-cones são cones de comprimento de onda curto.
Com a tritanomalia, os cones-S estão presentes, mas são funcionalmente limitados. As pessoas vêem os azuis como mais verdes e as cores amarelo e vermelho parecem rosa. Com esse tipo de daltonismo, a intensidade depende da funcionalidade dos S-cones.
Como posso saber se sou daltônico?
Normalmente, as pessoas daltônicas não têm como saber, a menos que façam um teste. Um oftalmologista normalmente usa um teste chamado teste de Ishihara. O teste consiste em placas coloridas, também conhecidas como placas de Ishihara, que contêm um número entre os pontos, randomizados em tamanho e cor.
Outra maneira de testar o daltonismo é fazer um teste online para daltonismo como este. O EyeQue Insight também oferece um teste daltônico, além de outros testes, como sensibilidade ao contraste e acuidade visual do seu smartphone. Ambos os testes daltônicos usam o teste Ishihara padrão da indústria para medir a percepção de cores e as deficiências de cores da tela.
Comments
Post a Comment